sexta-feira, 18 de novembro de 2011

REATÓRIO DE EXECUSSÃO DO PROJETO
Tema:
A Arte em Cerâmica, Conta a História da Humanidade

Tendo em vista a impossibilidade de execução na integra do projeto, isso porque a escola entrou em reforma, procurei fazer algumas adaptações, que tornasse viável e produtiva sob o ponto de vista de conhecimento. A proposta apresentada despertou a curiosidade nos alunos que instigados participaram ativamente.
Levei argila que foi utilizada como amostragem para os alunos manusearem. Da mesma forma o betume, verniz, pincel, espátula, prego e a linha nylon.
Também usei uma peça de cerâmica do ceramista acreano Felipe Espina, e envolvi os alunos com perguntas promovendo uma tempestade mental. Dentre essas interrogações estão: Qual o material usado para a criação das peças de cerâmica? Quais as técnicas utilizadas? Qual a origem das primeiras peças? Aspectos culturais?
Com isso estimulei a percepção, a reflexão e a criatividade dos alunos respeitando aspectos sociais e culturais.
Em seguida utilizei o texto “Cerâmico” sobre a argila e sua utilização. Pontuamos algumas perguntas e procuramos esclarecer a partir das conclusões que cada aluno chegava, até que a turma toda entrou em consenso. Foram identificadas as principais características perceptíveis no vaso, através da interpretação teórica e visual.
Conclusão
A partir da análise das peças de Spina e do texto “cerâmicaa”,de Verônica Maria Mapurunga de Miranda aprendemos, a valorizar a história da humanidade, o eclético, a desconstruir pensamentos convencionais sobre o uso da argila. Aprendemos a inovar o comum, aprendemos a reconstruir conceitos.
Através da criação de Espina, desprovida de sofisticação constatamos que os conceitos sempre estarão divididos em intermináveis culturas, planos, graus e condição, e que mediante a essa perspectiva, devemos achar elementos que nos levem ao equilíbrio.
Portanto, o presente trabalho somente vem provar quão sábio somos todos nós. Se atentarmos as nossas capacidades, perceberemos heranças e criatividades que despontam arquetipicamente nos traçados artísticos. Descobrimos a identificação com a arte em cerâmica, sob o ponto de vista eclético cultural. Sempre sublinhando a história da humanidade.
Considerações Finais
Vivenciamos um momento em que ambientalistas movimentam a humanidade num pedido de socorro para salvar o planeta terra. Pontuam diariamente as catástrofes ambientais. Nesse cenário não enxergamos a terra? Talvez a tirania humana, continue suprimindo a argila do currículo pedagógico educativo, desprezando a possibilidade de o homem aproximar-se cada vez mais de sua história, sua origem, cultura, evolução, identificação e diferença, o despertar da consciência ambiental e a tenra descoberta de potencialidades artísticas inerentes aos adolescentes.
Através desse trabalho, descobrimos que a argila está presente nas artes plásticas, de alguma forma contanto a história da humanidade, seus costumes, rituais, crenças, etnias e cultura, artística e técnicas de produção. Que a argila faz parte do planeta terra, caracterizando as cidades, no solo coberto pela pavimentação, no cultivo e na edificação, dentre outros.
Dessa forma é importante que a argila, seja contextualizada, historicidazada, e aprofundada a partir da descoberta dos aglomerados humanos, obedecendo a aspectos interdisciplinares, oferecendo a discente e a docentes recursos capazes de motivá-los, de despertar conceitos, de revelar talentos, formar opiniões e consolidar a educação..





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