domingo, 4 de dezembro de 2011

TANGRAM
(Por Carlos Gabriel)
Observei atentamente a apresentação, dos trabalhos que os cursandos da Faculdade de Artes Visuais, realizaram dia 23 de novembro, no Pólo de Brasiléia. As apresentações foram registradas em fotografias por alguns colegas.
As propostas pedagógicas interdisciplinares foram bem elaboradas e socializadas com propriedade entre os estudantes. Tivemos como recurso o data show, além de algumas peças, que os universitários, usaram ilustrando a formas de abordagens, em sala de aula.
No entanto, uma proposta pedagógica interdisciplinar me chamou a atenção, foi o TANGRAM, de Carlos Gabriel. O colega sugeriu abordar de maneira transversal a arte e os temas ligados as ciências exatas. Para atingir o objetivo Gabriel sugeriu a utilização do TANGRAN em três etapas, sendo elas:
Primeira: Apresentação do método que consiste basicamente no estudo da origem, que perpassa as lendas pedagógicas, estimulando o raciocínio do aluno.
Segunda: Os motivos de abordagens diferenciadas
Terceira: A melhor maneira de se utilizar TANGRAN nas ciências exatas. Produziu histórias, com situações problemas envolvendo os setes pedaços de cartão, prendendo a atenção de todos.
A proposta de Carlos Gabriel é favorável a transversalidade de conhecimentos em todas as áreas do saber. O estudante de artes visuais em sua proposta pedagogia, enquanto futuro arte educador, foi além, expôs meios favoráveis a transversalidade da matemática, física, geometria, ciência, história, geografia, português e artes.
Despertou curiosidade, estimulou raciocínio, motivou a todos que visivelmente, ansiosos e satisfeitos interrompiam a apresentação para indagações e reflexões sobre possibilidades, competência e a responsabilidade do educador.




O que é o TANGRAM?
É um quebra-cabeça formado por sete peças, sendo um quadrado, um paralelograma e cinco triângolos, de origen chinesa, utilizando essas peças podemos criar várias figuras. Aqui está alguns exemplos de figuras que foram utilizados por Carlos Gabriel, na execução de seu trabalho.


http://rachacuca.com.br/jogos/tangram/





A escolha do tangram como proposta interdisciplinar, por Carlos Gabriel, apresenta foi clara e objetiva, visto que a metodologia utilizada, cumpriu os objetivo pedagógico planejado, envolveu os alunos, para a participação ativa da aula de artes. Criaram estórias, exercitaram a imaginação a partir de sete peças, e ampliaram conhecimentos em diferentes áreas do saber.
Carlos Gabriel, através do Tangam conseguiu mapear os caminhos do espaço educativo e contribuiu positivamente com a didática educativa, visto que a escola é o primeiro espaço formal onde se dá o desenvolvimento de cidadãos.
Nesse processo criativo, com via de mão dupla, senti o contato sistematizado com o universo artístico em face interdisciplinar com suas diferentes linguagens: arte visual, teatro, dança música e a literatura, desconstruiu a concepção equivocada da arte, deixando a certeza que o professor, pode trabalhar os conteúdos das linguagens de forma polivalente.
Carlos Gabriel, através do TANGRAM, mostrou a aula de artes interativa, integrada e horizontalizada sob o ponto de vista do conteúdo. A linguagem artística que por pertinência, é favorável as adequações sem perder o foco, nesse contexto, foi possível observar seu valor e seu caráter indispensável na educação.
Com isso, conclui que, se escolhermos novas abordagens e direcionar os alunos para utilizar suas energias de forma positiva, construindo o saber, transformamos o ambiente escolar, num espaço agradável e favorável ao estudante, para o aprimoramento e assimilação do conteúdo aplicado. Por fim, Carlos venceu o desafio de resgatar o respeito pela arte e pelo arte/educador.








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